A Resposta Branda

Guimaraes

Level 3
15/04/2022
1,016
716
113
Deserto da Real
estudosdabiblia.net
jbd1121.jpg


Durante uma consulta médica, nosso filho pequeno fez um escândalo, gritando e resistindo cada tentativa de examiná-lo. Eu, como pai inexperiente e envergonhado, tentei acalmá-lo. Quando não consegui, eu dei bronca nele, e a situação piorou. O médico, que era também um pai muito mais experiente, pediu licença e começou a falar com meu filho em uma voz baixa, quase inaudível. A criança ficou quieta! O médico explicou que a voz baixa criou curiosidade, mas que o menino precisava parar de chorar para entender o que o homem falava. Funcionou!

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1).

Diferenças de opinião, muitas vezes, levam a contendas descontroladas. Vozes altas e palavras irrefletidas facilmente ofendem os outros e levam a conflitos prolongados ou até violentos. Os resultados são tristes: casamentos destruídos, famílias arruinadas, amizades estragadas, até vidas perdidas. O conselho desse provérbio pode nos poupar de muito sofrimento.

A resposta branda demonstra domínio próprio, mesmo em circunstâncias difíceis. Não é fácil se controlar quando alguém nos provoca. Quando conseguimos segurar a língua e controlar o volume e tom de voz diante de uma pessoa agressiva, ela perde razão.

A resposta branda não joga mais lenha no fogo. A tendência carnal de fazer contra-ataques e assumir uma postura defensiva acaba aumentando tensões e provocando mais agressão. Uma briga exige duas ou mais pessoas. Quando recusamos participar, o outro pode continuar falando sozinho.

A resposta branda mostra respeito e amor. Quando partimos para o contra-ataque, geralmente demonstramos o desejo de nos defender e de ganhar o argumento, atitudes egoístas. Quando respondemos com paciência e brandura, demonstramos respeito pelo “adversário” e uma atitude de amor em tentar compreender sua posição e chegar a uma resolução pacífica.

A resposta branda traz benefícios em todos os contextos. Ela ajuda pais na criação dos filhos, e ajuda filhos no cultivo do relacionamento com os pais e irmãos. No casamento, muitos conflitos podem ser evitados ou resolvidos rapidamente se os dois tiverem controle para falar com brandura e respeito. No trabalho, conversas compreensivas são muito mais produtivas do que discussões acaloradas. Na igreja, a prática de ouvir e compreender antes de falar fortalece laços entre irmãos e previne contendas.

Todos faremos bem aprendendo como responder com brandura!

– por Dennis Allan
estudosdabiblia.net