#FILOSOFIA Como lidar com quem não gosta de você

Guimaraes

Level 3
15/04/2022
1,016
716
113
Deserto da Real
estudosdabiblia.net
"Alguém me menospreza. É problema dele.

Meu problema: não fazer ou dizer algo desprezível.

Alguém me odeia. É problema dele.

Meu problema: ser paciente e alegre com todos, incluindo os que me odeiam. Estar pronto para lhes mostrar seu erro. Não de forma rancorosa, ou para me gabar do meu auto-controle, mas de uma forma honesta e correta.

(…) É assim que deveríamos ser internamente e jamais deixar que os deuses nos encontrem sentindo raiva ou ressentimento."

— Marco Aurélio

Guimaraes

Level 3
15/04/2022
1,016
716
113
Deserto da Real
estudosdabiblia.net
Marco Aurélio, sendo imperador, provavelmente tinha uma legião de opositores. Pessoas que não concordavam com suas escolhas, que não gostavam dele, políticos que tentavam invalidar suas decisões e inimigos entre seus amigos.

Um dos amigos-que-viraram-inimigos de Marco Aurélio tentou matá-lo para tomar o trono do império Romano, afirmando que merecia a coroa mais do que o próprio Marco. Marco conteve sua investida e… o perdoou. Ele não odiou quem o odiava, enquanto o resto da sociedade romana esperava uma condenação.

Quando alguém tem uma opinião forte sobre algo, normalmente essa opinião diz mais a respeito da pessoa do que sobre o objeto da opinião. Especialmente quando se trata de preconceito ou ódio em relação a outros.

Por essa razão, o Estóico adota a seguinte postura ao encontrar alguém pregando o ódio, expondo uma opinião prejudicial ou falando mal deles: eles se perguntam "essa opinião está no meu controle?", se existe uma chance de influenciá-la, eles educadamente apresentam fatos que mostram o erro na lógica alheia. Caso não possam fazer algo, eles aceitam a pessoa como ela é.

Nossa vida já é difícil o bastante. Não temos tempo a perder pensando sobre o que os outros estão pensando, mesmo que seja sobre nós.