#FILOSOFIA Lidando com a dor

Guimaraes

Level 3
15/04/2022
1,016
716
113
Deserto da Real
estudosdabiblia.net
"Para quando você sentir dor:
Veja que ela não o desonra nem degrada sua inteligência — não lhe impede de agir racionalmente ou de forma altruísta.

E na maior parte dos casos, o que Epicurus disse deve ajudar: a dor não é insuportável ou sem fim, desde que você mantenha em mente os limites que ela possui e não os aumente em sua imaginação.

E mantenha em mente também que a dor normalmente se disfarça — febre, perda de apetite, sonolência…

Quando você estiver incomodado por coisas como essas, lembre-se: 'Estou me entregando à dor.'"


— Marco Aurélio
 

Guimaraes

Level 3
15/04/2022
1,016
716
113
Deserto da Real
estudosdabiblia.net
Em 1931, Winston Churchill estava na Cidade de Nova Iorque e foi vítima de um acidente. Um motorista a 50km/h o acertou enquanto atravessava a rua. Testemunhas afirmaram que ele tinha morrido.

Felizmente, Churchill não morreu. Ele passou oito dias em um hospital com várias costelas quebradas e uma ferida severa na cabeça. De alguma forma, Churchill conseguiu manter a consciência e falar com a polícia.

Em momento algum ele culpou o motorista. Ele disse que a culpa pelo atropelamento tinha sido exclusivamente dele. Depois de descobrir que o motorista que o havia acertado estava desempregado, Churchill ofereceu dinheiro ao homem que lhe atropelou — não para comprá-lo, mas para ajudá-lo. Apesar da dor, ele tentou reduzir a publicidade do acidente para que isso não impactasse a vida profissional do motorista.

Anos depois ele escreveu, "A natureza é misericordiosa, ela não tenta um homem, criança ou besta além do que podem aguentar." O mesmo homem que resistiu e impediu a Inglaterra de ruir com os avanços de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Não importa quão horrível uma situação seja, eventualmente tudo estará bem de novo. Você só precisa aguentar.